Trata-se de uma reação adversa tardia ao preenchedor de ácido hialurônico. É um evento raro mas com o crescente número de pacientes realizando preenchimento com a substância é interessante conhecer mais sobre o tema.
COMO O ETIP SE APRESENTA?
Inchaço e dor na região e adjacências onde foi realizado preenchimento que pode ocorrer vários meses após a aplicação de preenchimento.
IMPORTANTE:
Quase sempre há um gatilho para o evento acontecer; e o gatilho geralmente é uma infecção ou estado do paciente (imunidade baixa). Exemplos: gripe forte, sinusite, dor de garganta ou até mesmo uma infecção urinária.
POR QUE OCORRE?
Uma das teorias para a formação do ETIP é a de que nossos anticorpos quando nos defendem de alguma infecção, atacam também os preenchedores através de uma reação cruzada imunomediada.
Na prática clínica percebe-se que isso é mais comum em lábios e pálpebras inferiores, porém pode ocorrer em qualquer local onde há ácido hialurônico. Não é um ataque direto aos preenchimentos, não fará eles saírem mais rápido e tudo voltará ao normal ao fim da infecção.
TRATAMENTO:
Compressas geladas, anti-inflamatórios e cura do processo infeccioso.
É motivo pra considerar não fazer mais preenchimentos??
Não… os benefícios do ácido hialurônico são muito maiores e o ETIP geralmente se resolve num curso de 24 a 48h.